O que esperar de 2017?

Home / Coaching / Comportamento / Motivação / O que esperar de 2017?

O que esperar de 2017?

O ano de 2016 foi tratado como o vilão responsável pela má sorte de muita gente. É o que mais vejo no Facebook. Pessoas delegando a responsabilidade sobre as coisas que aconteceram de ruim nas suas vidas, seguindo o padrão de comportamento de delegar a responsabilidade, justificar e condicionar para se sentirem menos mal. Vamos começar a dar um olhar diferente para 2016? Pergunte-se: que lições você aprendeu no último ano? O que você quer continuar fazendo? O que você não quer fazer mais? E, para finalizar, com o que você se compromete 100% em mudar para o próximo ano? Só continue ler o artigo depois de fazer essa reflexão, ok?

Bom, agora que você já fez essa reflexão, vamos entender uma coisa, ok? Ninguém é responsável pelo seu sucesso ou fracasso senão você mesmo. Chega de mimimi! 

Se você acha que eu vou ter a resposta sobre a pergunta que intitula este artigo, desculpe, mas eu não tenho! Quem vai dizer isso é você! Você é o principal responsável pelo que conquistará em 2017. E por isso está na hora de sair do mimimi e começar a agir, porque sem ação, parceiro, você só vai ficar na estagnação e reclamando da vida.

Vou te municiar com uma ferramenta importante para que você comece agora mesmo a pensar o que quer da sua vida. Eu vou te ensinar como traçar um objetivo. Sim, sem um objetivo bem definido, você vai ficar igual a galerinha do Facebook de lero-lero dizendo que 2016 foi ruim. Está preparado?

A técnica mais simples de declarar objetivos é a S.M.A.R.T. É uma das técnicas que eu uso nos meus processos de coaching com meus coachees e dá muito certo. Cada letra tem um significado, que eu vou explicar a seguir:

Specific: Se não for específico, não há como atingir, pelo simples fato de você não saber quando terá atingido. Portanto, ficar rico, ter mais saúde, acordar cedo, malhar, fazer dieta, nenhuma dessas declarações são objetivos específicos. Pegando um exemplo de ficar rico, por exemplo, poderíamos dizer: em 2017 aumentarei em 100% o meu patrimônio total. Isso é um objetivo específico!

Measurable: Ser mensurável é importante, porque é mensurando o que saberemos se você atingiu ou não o objetivo. No exemplo, aumentar 100% do patrimônio, é mensurável, porque você poderá verificar tanto o progresso como o atingimento do objetivo através dos controles que você possui ou das suas contas bancárias.

Achivable: Não adianta você dizer que vai ficar multimilionário em 1 dia, ok? Exceto se você jogar na mega sena ou receber uma herança de um parente distante que foi dessa para melhor, claro, que isso não depende de você, então não pode ser um objetivo. Seja realista com os objetivos que você traçar. Conheça suas forças e limitações. Potencialize suas forças e reduza suas limitações para que você consiga melhorar a declaração do seu objetivo. Seja honesto e sincero consigo mesmo.

Relevant: Ser relevante diz respeito a ser ecológico no sentido de não fazer mal a ninguém. É importante que ele seja construído de maneira positiva, ou seja, se você é uma pessoa que se irrita muito fácil e espera melhorar este aspecto da sua vida, a declaração correta não é “quero deixar de ser pobre”, mas “quero aumentar 100% do meu patrimônio em 1 ano”.

Timebounded: Tudo precisa de um prazo, certo? Se não tem prazo, não tem esforço para atingir o objetivo. Então, declare em quanto tempo você espera atingir o objetivo e se empenhe para tal. Lembre-se de ser realista inclusive no prazo que você se dará, ok?

O próximo passo é estabelecer um planejamento consistente para chegar no objetivo. Não só de ações que devem ser tomadas no mundo exterior, mas no mundo interior também. É preciso entender que conhecimentos, habilidades e atitudes você precisará para chegar no objetivo e adquirir/desenvolver todas elas.

Se você precisa de ajuda para tornar o seu ano de 2017 um ano que te proporcionou grandes vitórias, contrate um coach. Será o melhor investimento que você fará em 2017.

Muita sáude, paz e prosperidade neste novo ano que se inicia!

VÁ E VENÇA!

Ramon Barbosa
Personal & Executive Coach

Diga o que você pensa a respeito...

www.000webhost.com