O Foco e a Quarta Dimensão

Home / Reflexão / Sucesso / O Foco e a Quarta Dimensão

O Foco e a Quarta Dimensão

Todas as coisas que planejamos e fazemos estão distribuídas na 4ª dimensão – o tempo. Vários dos seminários, cursos e treinamentos que já participei, ouço falar sobre o foco como um dos principais responsáveis para atingir seus objetivos e realizar seus sonhos. Qual é a relação entre foco x tempo?

No ambiente de trabalho é mais comum observar o foco míope. Eu chamo de foco míope aquele que não tem clareza para que estamos colocando foco, como o que está sendo feito contribui para o todo ou em que isso soma (ou subtrai) da missão ou visão da empresa que se trabalha, isso porque não há a dimensão do tempo no estabelecimento do foco. As decisões são tomadas de maneira equivocadas e as pessoas trabalham de maneira insatisfeitas.

O foco para ser nítido, é preciso levar em consideração a dimensão do tempo, porque é com base no tempo que declaramos qual é a nossa visão, nosso propósito. E a visão do que se espera para nossa vida (seja pessoal ou profissional), de modo geral, é mais longo, dura mais tempo.

Certa vez fiz um vídeo tecendo comentários sobre uma frase famosa de Steve Jobs, onde ele dizia que “foco é saber dizer não”. Eu concordo, mas acrescento a variável propósito nesta equação, porque sem um propósito claro, não poderemos regular nossa objetiva para o foco perfeito naquilo que esperamos.

Quando usamos a dimensão do tempo, temos uma visão e um propósito, nosso foco fica mais assertivo e conseguiremos tomar decisões melhores para realizar nossa visão.

E em falar em decisão, falarei no próximo artigo sobre esse assunto. São as pequenas decisões ao longo do caminho que podem fazer você ter sucesso ou fracassar. Estabeleceu sua visão e propósito? Definiu seu foco? Agora me diga, como está o seu poder de tomada de decisões?

Até o próximo artigo.

Ramon Barbosa

Você também vai gostar:

Diga o que você pensa a respeito...

2 comments

  • Patricia Serapião19 de dezembro de 2016 at 23:32Reply

    Excelente artigo Ramon !! Agora uma dúvida , talvez típica de quem é ignorante no assunto: estabelecer tempo, foco e meta é o objetivo da atuaçao do Coach?

    • Ramon Barbosa21 de dezembro de 2016 at 12:27Reply

      Olá Patrícia, obrigado pelo feedback sobre o artigo!

      A sua dúvida é muito pertinente, às vezes as pessoas que não conhecem o coaching tendem a achar que o trabalho do coach é só fazer um plano – é isso também! O trabalho do coach vai mais além. Trabalhamos a aquisição de habilidades, mudança de comportamentos, quebra de crenças limitantes, mudança de mindset, sabotadores, motivadores, valores, propósito, missão, etc… E isso tudo é só uma parte do trabalho. Trabalhando tudo isso, de forma sistêmica, vamos para a parte mais objetiva do coaching (concomitante ou em sequência), que é traçar objetivos, metas, prazos, etc…

www.000webhost.com