Entenda porque o coaching funciona

Home / Coaching / Comportamento / PNL / Entenda porque o coaching funciona

Entenda porque o coaching funciona

Não é raro pessoas me perguntarem se o Coaching serve apenas para traçar um objetivo e elaborar um plano em parceria coach e coachee para chegar até o resultado. É isso também! Mas a ciência por trás do Coaching está muito além e eu diria que traçar objetivos e planejar a caminhada são apenas a ponta do iceberg. Você vai entender o porquê.

O coaching atua sobre algumas bases, dentre as quais estão intimamente ligadas às questões individuais e subjetivas do sujeito. Neste artigo eu vou falar de algumas delas para você compreender um pouco mais sobre o que é o coaching e como ele pode beneficiar você.

Linguagem, Emoção e Fisiologia

Em artigos anteriores e alguns vídeos falei sobre PensamentoSentimentoComportamento/Fisiologia. Esta é a forma como todos nós funcionamos. Tudo nasce no nosso pensamento, e todo o resto é desencadeado de acordo com o significado que damos ao que pensamos.

A forma que nos comunicamos, seja pela linguagem, emoções ou fisiologia, reflete exatamente como pensamos. A forma que falamos especificamente, tem um poder sobre a massificação daquilo que pensamos, por isso, buscamos trabalhar a linguagem para que ela não se torne hipnótica (no sentido negativo) limitando sua performance. Naturalmente atuando em seus pensamentos, a tendência é que cultive emoções cada vez melhores e, consequentemente, a fisiologia se manifeste em seu favor.

Ainda neste momento é que identificamos as crenças, que são certezas que todos nós possuímos sobre algo. O que identificamos e trabalhamos neste capítulo, são exatamente as crenças que impedem você de chegar onde quer.

É através da linguagem, emoções e fisiologia que nós construímos as bases da nossa realidade.

Comportamento como manifestação de interpretação individual

O comportamento resulta no modo como o indivíduo interpreta a sua realidade. Ou seja, a realidade que é criada na sua mente é refletida no comportamento que você tem perante o mundo. E neste momento, quando questionamos o coachee se o comportamento que ele tem naquele momento é o que se espera de alguém que alcançou os resultados que ele estabeleceu, recebemos normalmente uma negativa. Então, voltamos a trabalhar a mente, como dito no item anterior, para que a mudança do comportamento seja efetiva e alinhada com o processo de atingimento do seu objetivo.

Mudança como capacidade humana intrínseca

Embora a maioria de nós não gostemos de mudanças, que ela é a única constante da vida, isso é inquestionável. Uma pessoa procura o Coaching porque ela acredita que pode mudar, muito embora não saiba exatamente como. É neste processo que trabalhamos todo o mindset do indivíduo para que acompanhe a mudança desejada rumo ao objetivo.

Abordagem co-ativa

É uma premissa básica e fundamental do coaching. As pessoas são naturalmente criativas, completas e dotadas de recursos. É a premissa que sustenta uma das técnicas mais poderosas do coaching – as perguntas. Quando trabalhamos a técnica da maiêutica, partimos do princípio que as respostas para as mudanças necessárias estão dentro do próprio coachee e que ele poderá chegar na melhor solução para o seu sucesso.

Aprendizado

O aprendizado e mudança começam quando o coachee toma conhecimento das suas limitações e de sua estrutura de interpretação, começando a trabalhar para modifica-las de maneira a chegar no resultado esperado. É o que chamamos de mapa na PNL (Programação Neurolinguística). O mapa é a sua representação interna da realidade. E um dos pressupostos da PNL é que o mapa não é o território, significando que o seu modo de representar a realidade não é a realidade em si. A partir da compreensão desta estrutura, você começa a reconhecer onde estão as suas limitações, começa a aprender novos meios e recursos para que torne a sua interpretação da realidade mais ampla, criar novas alternativas e agir em direção ao seu objetivo.

***

Perceba o quão complexo e rico é o trabalho do coach. Quantas coisas são necessárias dominar para que você consiga estabelecer um objetivo claro, um planejamento consistente. E isso porque não falamos de valores, missão, propósito, etc.

Para contratar um coach, certifique-se da sua formação, da sua experiência, dos resultados que ele já alcançou, dos clientes que já atendeu, do que dizem a respeito do trabalho dele. Hoje em dia, principalmente a partir de 2015, quando a crise econômica ficou mais forte, muitas pessoas inescrupulosas têm se dado o título de “coach” e feito verdadeiras barbaridades, fazendo com que a profissão caia em descrédito para os que a desconhecem.

O Coaching é um trabalho sério que tem o poder de transformar vidas para melhor, para isso, busque acompanhar os coaches sérios que existem no mercado. Se você tem dúvidas, pergunte, questione, provoque, é o nosso dever esclarecê-lo até que você compreenda exatamente o poder que você tem nas mãos.

 

Ramon Barbosa

Você também vai gostar:

Diga o que você pensa a respeito...

www.000webhost.com