Economia Colaborativa e Empreendedorismo

Home / Carreira / Empreendedorismo / Reflexão / Economia Colaborativa e Empreendedorismo

Economia Colaborativa e Empreendedorismo

Recentemente fui à uma palestra cujo tema era Economia Colaborativa. O tema se tornou comum com a popularização dos serviços como Uber e AirBnb. E em reflexão sobre o tema eu cheguei em uma conclusão: no futuro todos deveremos ser empreendedores.

A população mundial nunca foi tão grande como está hoje +7 bilhões de pessoas. Os recursos naturais já não atendem a demanda da população. Já não há emprego para todo mundo. E isso nos levará a uma simples conclusão: todos precisaremos arrumar um jeito de sobreviver. Precisamos ganhar dinheiro, pagar nossas contas, comprar nossos alimentos, etc. E a Economia Colaborativa vem como uma forma de reorganizar a sociedade e fazer com que ela continue sustentável.

Cada vez mais teremos serviços descentralizadores. A cultura da colaboração, da troca, do aluguel está se tornando cada vez mais popular e, invariavelmente, uma excelente oportunidade para fazer dinheiro. Uma excelente oportunidade para empreender.

Eu ouvi de uma pessoa que esteve em uma conferência no Vale do Silício, de que em virtude dessa “nova economia”, até 2020 40% da renda dos americanos virá da economia colaborativa. Isso me faz refletir em mais uma coisa: o emprego tal como conhecemos hoje vai acabar!

Apesar do tom profético e apocalíptico dos parágrafos anteriores, quero trazer um acalento para a sua alma. Se você desenvolver o Empreendedorismo, você surfará na crista da onda do futuro. Será um daqueles que poderá sair na frente e conseguir muitos resultados!

O trabalho que venho fazendo com pessoas no Brasil inteiro (e em alguns países) é o de desenvolvimento de um mindset empreendedor, capaz de fazer as pessoas terem a atitude empreendedora necessária para fazer um negócio dar certo. É inquestionável que modelo de negócio, Business Model Canvas, Plano de Negócios e outras ferramentas por si só, não são capazes de fazer nenhum negócio funcionar. É preciso desenvolver o empreendedor. Trabalhar todas as questões mentais e comportamentais para que você atinja os resultados necessários e se mantenha competitivo no mercado e garanta a sua subsistência.

Se você quer sair na frente, não é hora de ficar pensando se a hora é agora. A hora é agora! Aproveite esta oportunidade e agende um bate-papo comigo. Você verá o quão revelador pode ser este bate-papo e o quanto você pode desenvolver na sua carreira como empreendedor.

Grande abraço,

Ramon Barbosa
Coach de Empreendedores

Você também vai gostar:

Diga o que você pensa a respeito...

2 comments

  • Renata Netto1 de novembro de 2016 at 15:10Reply

    Amigo, esse texto foi “tiro-na-testa” hein? Pá! Direto-e-reto! rsrs… Economia colaborativa, sem dúvida, é o futuro. Desenvolver um mindset empreendedor é um passo importante para, como vc disse, surfar na crista da onda (old school slang, haha) no futuro. Acredito, ainda, que desenvolver um mindset colaborativo no empreendedor é o elemento X para o sucesso nos próximos anos. Que saibamos ser coaches capazes de despertar isso nos nossos coachees… Do contrário, fomentaremos nada mais que caçadores para um cenário desértico de presas. Beijo! 🙂

  • As 5 Competências do Empreendedor | Ramon Barbosa20 de novembro de 2016 at 18:00Reply

    […] se relacionar, novas formas de fazer negócios, e com isso, uma nova onda vem surgindo, a onda do self-employment. Com isso, os empregos vão se tornando cada vez mais escassos e precisamos reinventá-lo para […]

www.000webhost.com