Desenvolvendo Times de Alta Performance

Home / Coaching / Liderança / Desenvolvendo Times de Alta Performance

Desenvolvendo Times de Alta Performance

Um dos maiores desafios quando temos uma equipe e desejamos tocar um empreendimento, é fazer com que as pessoas trabalhem juntas em prol de um objetivo comum. Pessoas são diferentes, com desejos, objetivos, medos e valores diferentes. O grande desafio do líder é fazer com que esse grupo de pessoas trabalhem como um time e para isso, precisa conhecer como é o processo de formação de times, que é o que eu vou explicar pra você na sequência.

O modelo de formação de grupos de Tuckman (TUCKMAN, 65) propõe 5 estágios que acontecem, necessariamente nesta ordem, são eles:

1) Forming ou Formação

É o momento onde todo mundo se conhece, todos querem ser amigos, fazem promessas e dizem que vão trabalhar juntos para atingir um objetivo comum. Nesta fase, não há estabelecido nenhum código de ética do grupo, não há processos definidos e as pessoas simplesmente estão animadas e bem dispostas.

2) Storming ou Tempestade

Este é o momento mais desafiador na formação do time. É a hora onde os interesses individuais são colocados acima dos interesses do grupo. Os conflitos de valores, visões de mundo, tudo contribui para que as pessoas discutam sem foco. Nesta fase, não há código de ética nem processos definidos ainda.

3) Norming ou Normalização

Na medida em que os valores e propósito do grupo são estabelecidos, o próprio time começa a estabelecer um processo de trabalho que o ampara para atingir seus objetivos. Nesta hora, os interesses individuais já não sobressaem aos interesses do grupo e a harmonia começa a prevalecer.

4) Performaing ou Desempenho

Esta é a hora que o time começa a desempenhar muito bem. O desempenho do time é espetacular e os desafios de outrora já não o assusta. Nesta hora, para evitar a desmotivação do time, é bom sempre dar desafios maiores para o time.

5) Adjourning ou Encerramento

Normalmente ocorrem em projetos, quando times são estabelecidos para um empreendimento em específico. O time chega ao fim. Normalmente nesta hora há uma angústia pela separação, tendo em vista que o time trabalhava tão bem, que sente muito o desmanche do time. É comum as pessoas se emocionarem inclusive quando o time é desfeito, tamanha foi a sintonia entre os integrantes.

***

Se você é líder ou membro de um time, consegue entender que estágio o seu time está? Sabe como navegar nestas fases para que o time atinja o máximo do desempenho? O trabalho do coach é ajudar o líder e o time a transitarem por todas estas fases de forma a gerar cada vez mais resultados para a organização que o time trabalha. É feito um trabalho não só junto ao time, mas com a liderança do time também, para que gere a autonomia necessária para que o próprio líder possa conduzir equipes de alto desempenho.

Quer conversar um pouco mais? Deixe seu comentário ou entre em contato comigo!

Ramon Barbosa

Você também vai gostar:

Diga o que você pensa a respeito...

www.000webhost.com