Coaching de Grupo e Coaching de Times

Home / Coaching / Liderança / Coaching de Grupo e Coaching de Times

Coaching de Grupo e Coaching de Times

Quando falamos em coaching, normalmente as pessoas que estão tendo os primeiros contatos com o processo, pensam que a única forma de passar pelo processo é através da contratação de um coaching pessoal. Essa é, sem dúvida, a abordagem mais popular hoje no mercado, embora existam tantas outras. Nas minhas passagens por empresas, eu tenho aplicado o processo de coaching de diversas formas. Uma das que eu gosto bastante é o Coaching de Times, onde inclusive eu escrevi sobre neste artigo, sendo que muita gente ainda confunde Coaching de Times com Coaching de Grupo. Eu vou explicar as diferenças para que você compreenda qual deles é mais adequado para o seu negócio.

Quando a empresa contrata um coach para realizar algum tipo de coaching em seus funcionários, é papel do coach identificar que abordagem é mais eficiente e eficaz para cada cenário. Existem, portanto, alguns critérios que distinguem a necessidade de um coaching para times ou para um grupo, que você vai saber a seguir.

Coaching de Times

Objetivo comum

Entende-se por times um conjunto de pessoas que trabalham juntas, em uma mesma equipe, como em um time de futebol, por exemplo, que empreendem um esforço conjunto para atingir um objetivo comum. É importante que todos tenham o perfeito entendimento do que se espera daquele time para que eles possam operar em alta performance com ajuda de um coach, que irá ajudar o time a melhorar o foco, a motivação e alinhar os propósitos individuais dos membros do time ao propósito da organização para qual o time trabalha, além disso, alinhando valores para que a desmotivação não seja um fator que traga a desmotivação para o indivíduo, prejudicando o desempenho do time.

Influência do líder

É natural que toda equipe possua um líder (formal ou não). O líder é um dos principais responsáveis pela alta performance do time. Ele precisa atuar como um facilitador, um coach, alguém que estimule o time a alta performance, mantenha o foco no objetivo e desenvolva a liderança também no seu time, contribuindo para a motivação de modo que os resultados esperados sejam alcançados. Em um processo de Team Coaching é fundamental que o líder participe.

Relacionamentos preexistentes

Quando um coach chega para realizar um processo de coaching de times, as pessoas já se relacionavam antes e, normalmente, continuarão se relacionando depois. Se existe algo que o coach precisa se preocupar em um processo de Team Coaching, é com o relacionamento do time. Havendo um relacionamento saudável, há a colaboração, a empatia, respeito e a máxima performance será atingida.

Coaching de Grupos

O coaching de grupo tem diferenças significativas com o coaching de times. Ele pode ser executado dentro de uma empresa, porém, não tem a mesma “potência” que um coaching de times. Ele pode ser executado com um grupo de pessoas de departamento diferentes, com objetivos específicos diferentes, áreas diferentes, enfim, pessoas que podem não ter qualquer relação entre elas.

Não há objetivo comum

No coaching de grupo não há um objetivo comum, como no de times. O coach irá conduzir o processo para que cada indivíduo trabalhe em seu objetivo específico de uma forma menos contundente que o coaching individual. Em uma empresa, portanto, o coaching de grupo, de modo geral, visa um objetivo maior da empresa, mas é importante deixar claro que essa proposta não desenvolverá a alta performance das pessoas como é o caso do coaching de times.

Pouca ou nenhuma influência da Liderança

Como as pessoas podem vir de diferentes áreas da empresa, não há uma liderança específica sobre o grupo, capaz de gerar o impacto que o líder de um time gera. Cada membro do grupo pode ter sua liderança ou ser líder de algum outro grupo.

Relacionamentos superficiais

ferente dos times, nos grupos os relacionamentos (de maneira geral) são superficiais, pois as pessoas não trabalham juntos em prol de um objetivo comum. No coaching de grupos não é foco do coach os relacionamentos para a máxima performance, visto que, após o processo de coaching, normalemnte os relacionamentos não perduram.

***

Uma coisa importante a se ressaltar aqui é que o coach pode identificar, tanto no Coaching de Grupo quanto no de Times a necessidade de executar um processo de coaching individual com algum coachee. Isso ocorre quando se percebe que será muito mais proveitoso para o coachee trabalhar questões mais individuais que o auxiliarão a se desenvolver e aproveitar mais no processo de Coaching de Grupos ou de Times.

Diga o que você pensa a respeito...

www.000webhost.com