Características de um líder extraordinário

Home / Coaching / Comportamento / Liderança / Características de um líder extraordinário

Características de um líder extraordinário

A liderança é um dos assuntos mais estudados e pesquisados principalmente no mundo corporativo. São milhares de vídeos, artigos, livros e tantos outros materiais que só nos fazem acreditar em uma coisa: a liderança pode ser aprendida.

Como uma competência, a liderança traz em si uma série de características mentais e comportamentais, que, atendendo tais itens, podemos tornar nossa liderança muito eficaz.

Líderes não nascem prontos, isso é uma competência

Tem gente que acredita que nunca será um líder. Há pessoas que olham para as características de um líder e comparam com as suas próprias e criam uma crença de que jamais seriam bons líderes. Fato é que a liderança é uma competência que pode ser aprendida e desenvolvida, não fosse assim, não existiriam tantos materiais sobre o assunto e treinamentos prometendo desenvolver a liderança.

Liderança é confiança, tudo mais é consequência

Você seguiria um líder que não confia? Nem eu! O líder precisa inspirar confiança para seus liderados e para isso, precisam ter valores fortes e viver de acordo com seus valores. Alguém que não vive seus valores, não é confiável, logo, não será um bom líder.

Líderes são especialistas, calmos, controlados e frios para resolver problemas

Uma das características marcantes de um bom líder é a sua inteligência emocional e a habilidade para resolver problemas. Um líder que se desespera, desesperará igualmente os seus liderados. Por isso, o líder precisa ter um controle emocional, para não só acalmar a equipe, mas para inspirar confiança e ter frieza para resolver os desafios que aparecem à sua frente.

Líderes pensam a longo prazo

O líder é líder porque ele apresenta uma visão para os seus liderados. Visão esta futura que ele acredita e consegue engajar seus liderados para atingir tal visão. Um líder que pensa somente no curto prazo, possui sérias dificuldades para engajar um time. Um líder deve viver por seus princípios e jamais o romperão.

Líderes dominam o medo

O líder não é um homem de ferro! Ele tem medo, assim como todo ser humano. E a coragem não é ausência do medo, é a força que se tem que, apesar do medo, consegue agir. Portanto, avaliam os riscos e as consequências (apesar do medo) e agem. O medo é o princípio do fracasso.

Líderes tratam o mundo como ele é, não como gostariam que fossem

Uma das características mais marcantes de um líder, na minha visão, é a capacidade de aceitarem as coisas como são. Eles não tentam mudar aquilo que eles já sabem que não conseguirão, em vez disso, avaliam as outras alternativas e os riscos para atingirem o objetivo que lhes são dados. Líderes focam em coisas boas e em soluções.

Líderes se concentram em 3 coisas: conhecimento, relacionamento e resultados

Focar em resultados. Tais resultados são atingidos pelo relacionamento com os liderados e os demais. Havendo necessidade, não deixam de aprender. Buscam conhecimento. Essa combinação conhecimento + relacionamento + resultados = poder.

Líderes irradiam otimismo

Consegue imaginar um líder pessimista? Dizendo que tudo vai dar errado, que não tem solução? Os líderes são otimistas, acreditam sempre que haverá uma saída.

Líderes são sensíveis às necessidades alheias

Relacionamento e é uma das maiores virtudes de um líder. Bons líderes entendem os outros e são sensíveis às necessidades que os outros lhes trazem. Procuram sempre agir de maneira empática, porém sempre direcionando e impulsionando os outros para os resultados.

Líderes se recuperam rapidamente dos reveses inevitáveis

Recentemente escrevemos sobre resiliência. Na liderança isso é imprescindível. Um líder que sucumbe às pressões externas, deixa seus liderados sem referência. Aliado à inteligência emocional, a resiliência é uma das grandes virtudes de um excelente líder.

Líderes assumem compromisso com o desempenho excelente

Bons líderes não se contentam com a mediocridade. Quando acreditam que pode fazer mais e melhor, assumem o compromisso com essa excelência e entregam, junto dos times, o que há de melhor.

***

Você concorda com as características de um líder extraordinário que trouxemos aqui? Quer acrescentar alguma? Deixe seu comentário.

Ramon Barbosa
Executive & Business Coach 

Diga o que você pensa a respeito...

One comment

www.000webhost.com