Autogestão: utopia ou realidade?

Home / Carreira / Coaching / Comportamento / Gestão / Sucesso / Autogestão: utopia ou realidade?

Autogestão: utopia ou realidade?

O sonho de todo gestor é ter sua equipe autogerenciável, pelo simples fato de ser mais produtivo, tende a ser mais barato e dar menos dor de cabeça! É um discurso que chega a brilhar os olhos, não só dos gestores, mas dos profissionais que compõem equipes de trabalho. Algumas premissas como poder fazer o próprio horário, decidir se faz ou não uma atividade, participar da gestão, são apenas alguns dos benefícios que um time autogerenciável possui.

Só que o que te venderam foi só a ponta do iceberg. Existe um mundo por baixo deste discurso, que pouca gente tem disposição (e/ou coragem) para trazer à tona para uma discussão ampla e implementação no mundo dos negócios.

Você pode querer saber minha opinião, se eu acredito ou não no autogerenciamento. Sim, acredito. Se eu já vi? Não 100%. O que eu tenho visto são pessoas dentro de um time que têm esse perfil, outras não. Sim! Isso é uma questão de perfil. O que não significa que uma pessoa que não tenha esse perfil não possa aprender. Sou da ideia de que todo mundo pode aprender qualquer coisa.

Eu vou dividir com você alguns pontos que eu acredito ter alguma relevância na hora de você pensar em desenvolver o autogerenciamento nas equipes.

Objetivo SMART

Um dos pontos fundamentais para uma equipe autogerenciável é ter um objetivo SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time Bounded). O que eu mais vejo são equipes que não sabem onde tem que chegar e são apenas executores de tarefas que não sabem como elas se encaixam num todo. Ter um objetivo claro é o primeiro passo para uma equipe ser autogerenciável.

Empowerment

A tendência é que a gestão centralize todas as decisões e não permita a colaboração da equipe nas tomadas de decisão. O efeito que isso produz é um conjunto de pessoas autômatas que ficam só esperando ordens – e não é assim que uma equipe autogerenciável trabalha. É preciso dar responsabilidade na origem, no planejamento, na estratégia, na tomada de decisão. Assim o time se sente responsável pelo objetivo e o sentimento na execução das atividades será totalmente diferente. O modeo militar já não funciona no mundo corporativo há muitos anos.

Errar é Permitido

No modelo de gestão que mais encontramos nas empresas, é comum observar a punição como um método de fazer com que as pessoas façam as coisas certas. Isso gera um efeito psicológico terrível na equipe. Inibe a criatividade, inovação e (adivinha) o autogerenciamento. Ou seja, a punição pelo erro vai de encontro ao que a gestão espera de uma equipe. Errar deve ser permitido e encarado como saudável, pois é no erro que aparece a criatividade e a inovação. Punir não é legal, mas responsabilizar sim, é legal. Quando alguém erra, dar à pessoa a oportunidade de buscar uma solução para o seu próprio erro, sem que isso seja encarado como negativo, naturalmente trará a autogestão para uma equipe.

***

Ramon, o que isso tem a ver com o Coaching? Tudo! Tanto o profissional que está em um time de trabalho, quanto a liderança, precisam passar por uma “reciclagem de mindset” para desenvolverem um bom perfil capaz de trazer mais resultados para os negócios. O que você não sabe é que existem fatores profundos e subjetivos que só um coach conseguirá te ajudar a mapear para que você possa desenvolver esse perfil.

Numa próxima oportunidade, vamos falar um pouco mais sobre outros fatores que podem contribuir fortemente para o desenvolvimento da autogestão nas equipes.

Até a próxima!

Ramon Barbosa
Professional & Executive Coach

Diga o que você pensa a respeito...

4 comments

  • Uilton Lobo9 de maio de 2017 at 11:08Reply

    Ótimo artigo! Ajuda bastante a abrir a mente.

    • Ramon Barbosa9 de maio de 2017 at 17:26Reply

      Obrigado, parceiro!

      Essa é a intenção!

      Abs

  • Ana Carolina De Oliveira Arantes11 de maio de 2017 at 06:22Reply

    Objetividade define!!
    Gostei muito…atende a todos líderes e liderados!!
    Já vou ler os outros…!!

www.000webhost.com